domingo, 6 de janeiro de 2008

Dúvida.

O cravo encontrado no rosto é causado por um animal?

Tanto cravo quanto espinha são nomes populares para diferentes tipos de acne. A responsável pelo aparecimento da acne é a glândula sebácea, localizada na derme, que passa a funcionar mais intensamente na puberdade (por ação de hormônios), produzindo mais sebo, que entope os canais (que desembocam nos poros). Quando o sebo que fica no canal oxida e fica preto, aí temos o cravo. O local onde aparece o cravo pode ser contaminado por bactérias, ocorrerá inflamação do local e aparece a espinha. O processo pode agravar e termos aparecimento de nódulos e cistos que produzem pus e sangramento. O cravo é, portanto, um comedão (nome que se dá ao sebo que não foi eliminado do folículo sebáceo) sem o processo inflamatório. Nenhum dos dois (cravo ou espinha) deve ser espremido, pois pode agravar o processo e deixar cicatrizes. Embora os comedões não sejam produzidos por parasitas, como já se pensou, por vezes eles podem se encontrar associados à presença de um ácaro chamado Demodex foliculorum, cujo habitat é o folículo sebáceo. Mas este ácaro não é o causador do comedão e sim a obstrução em si do canal da glândula sebácea.

Agora vem cá: o que a literatura vem apregoando há anos é que o Demodex é sim o causador do cravo, e não que o cravo seja apenas sebo acumulado e oxidado...(na verdade a cor negra vem da oxidação da queratina, li isso num excelente livro de Dermatologia.)

Por exemplo aqui : "os ácaros, alguns dos quais são importantes ectoparasitas humanos, como o Demodex folliculorum, que habita o folículo piloso humano e determina o aparecimento dos "cravos"." Ou ainda este : "Entre os ácaros parasitas do homem, existem os que atingem os folículos pilosos e glândulas sebáceas, como Demodex folliculorum, que provoca a formação de cravos, e parasitas cutâneos, como Sarcoptes scabiei, o causador da sarna humana."

Sobre a sarna está corretíssimo, mas e aí? E o cravo?
Os livros de Dermato também dizem que a acne(doença) pode se manifestar na forma de cravos(comedões) brancos e negros, pápulas, pústulas e abcessos. Assim mesmo.

Veja este outro: Qual a relação entre o Dermodex foliculorum e o cravo de pele ou a acne?
Nenhuma. O Demodex folliculorum é um ácaro que parasita o folículo pilossebáceo. É implicado na patogênese de uma forma de foliculite, também chamada de demodicidose, que ocorre principalmente em mulheres adultas que usam muita maquiagem e lavam pouco o rosto. A acne é uma doença multifatorial, estando os seguintes fatores envolvidos: hiperceratinização folicular (obstrução), colonização por uma bactéria denominada Propionobacterium acnes, aumento da produção de secreção sebácea e inflamação.

Entretanto existem pesquisas procurando tal relação...
Inclusive constatou-se que a Rosácea está fortemente associada ao Demodex, mas que ele não é seu causador direto.

Então... em quem acreditar?




Nenhum comentário: